top of page

Dormir emagrece!

3 fatores hormonais que atrapalham seu emagrecimento quando você dorme mal!

  1. Desequilíbrio da GRELINA e da LEPTINA

Toda vez que você dorme pouco, seu corpo produz em excesso o hormônio GRELINA. A Grelina é um hormônio produzido no estômago que estimula o apetite e aumenta a ingestão de alimentos (gera FOME) e DIMINUI o hormônio leptina. A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura do corpo que desempenha um papel importante na regulação do peso corporal e no emagrecimento. A principal função da leptina é enviar sinais para o cérebro para informar que há gordura suficiente armazenada no corpo e, portanto, pode reduzir o apetite do indivíduo e aumentar o gasto energético. Mas, quando os níveis de leptina estão baixos, o corpo entende isso como um sinal de que está com pouca energia armazenada e aumenta o apetite e a redução do gasto energético.



2. Elevação do CORTISOL


O cortisol, famoso hormônio do estresse, é produzido pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse físico ou emocional. Ele desempenha um papel importante na regulação do açúcar no sangue, na pressão arterial e no sistema imunológico. O cortisol deve se manter em níveis mais elevados ao amanhecer e no decorrer do dia, mas quando chega o pôr do sol, ele deve entrar em queda para que o sono do indivíduo não seja afetado negativamente.


No entanto, níveis elevados e prolongados de cortisol devido ao estresse crônico podem ter efeitos negativos na saúde física e mental a longo prazo. Quando elevado cronicamente, pode estimular o apetite e deixar o indivíduo mais impulsivo na hora de comer.


3. Diminuição do Hormônio GH (hormônio do crescimento)


O GH (hormônio do crescimento) é produzido pela glândula pituitária e tem como função principal estimular o crescimento e desenvolvimento de tecidos e órgãos do corpo, especialmente durante a infância e adolescência. Além disso, o GH também desempenha um papel importante na regulação do metabolismo, na manutenção da massa muscular e na reparação de tecidos danificados. O sono desempenha um papel importante na regulação da produção do GH. A maior parte da produção de GH ocorre durante o sono profundo, conhecido como sono de ondas lentas ou sono REM. Durante este período, o corpo produz naturalmente pulsos de GH para ajudar na recuperação e regeneração do tecido muscular e ósseo, bem como no metabolismo de gorduras e carboidratos. Portanto, uma quantidade adequada de sono de boa qualidade é importante para a produção e regulação do GH no organismo. A falta de sono ou distúrbios do sono podem afetar negativamente a produção de GH, como dificultar a queima de gordura e o ganho de massa magra no indivíduo.


Se você já mudou sua dieta, mas não está perdendo gordura, ajuste seu sono!

 
 
 

Comments


bottom of page