Se você tem hipotireoidismo, leia este texto
- Maitê Meneghel
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Da série sobre o hipotireoidismo: hoje vou falar sobre 3 sintomas comuns que vejo em consultório em pacientes com hipotireoidismo. No final, vou abordar o MAIOR ERRO que você pode cometer ao lidar com essa condição.
➡ Sensibilidade ao frio
➡ Dificuldade para emagrecer
➡ Calcanhares rachados/pés ressecados
A tireoide, uma pequena glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, é responsável por diversas funções essenciais no nosso corpo. Quando ela está “preguiçosa” — ou seja, produzindo menos hormônios tireoidianos — algumas alterações podem surgir. Vamos falar um pouquinho sobre algumas alterações:
1. Sensibilidade ao frio
A tireoide ajuda a regular nossa produção de calor. Quando a produção hormonal está comprometida, você pode sentir mais frio do que o normal e ter mãos e pés constantemente gelados.

2. Dificuldade para emagrecer
A tireoide regula a nossa taxa metabólica basal, que, de forma simples, é a quantidade de calorias que você precisa para manter as funções vitais. Com a produção hormonal baixa, o metabolismo desacelera, facilitando o ganho de peso e dificultando o emagrecimento.

3. Calcanhares rachados/pés ressecados
A tireoide também participa da renovação celular da pele. Com a função tireoidiana reduzida, a renovação diminui, deixando a pele, especialmente dos pés, mais seca e com rachaduras.

O MAIOR ERRO:
Muitas vezes, os pacientes acreditam que apenas ir ao médico e tomar o medicamento Levotiroxina (T4 )(como por exemplo: Puran T4, Euthyrox, Synthroid e Levoid) resolverá todos os problemas. Mas isso não é suficiente — e talvez nem seja o ideal em alguns casos (mas isso é papo para outro post).
O ponto é que o T4 é um pré-hormônio que precisa ser convertido no corpo em T3, a forma ativa que é realmente utilizada nas funções que mencionei e em muitas outras. Para essa conversão ser efetiva, o corpo depende de vários fatores, sendo o NUTRICIONAL o mais importante.
Quando o paciente está em tratamento com o T4, é crucial acompanhar não apenas os níveis hormonais, mas também a dieta e a ingestão de nutrientes.
Sem vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos adequados, essa conversão não acontece de forma ideal. E o resultado? Mesmo tomando o remédio, você continua tendo os MESMOS sintomas de quando não tomava.
Por isso, se você tem hipotireoidismo, é fundamental ter acompanhamento nutricional para ajustarmos a sua dieta e realizar a suplementação focada em otimizar essa conversão.
Comments